Marisa Faermann Eizirik é psicóloga, professora, pesquisadora, Mestre e Doutora em Educação/UFRGS. Foi professora do Pós-Graduação em Educação e do Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, assessora da FAPERGS.

Fundou o NESPE (Núcleo de Estudos sobre Subjetividade e Poder), na Faculdade de Educação da UFRGS; foi editora da Revista Educação, Subjetividade & Poder/NESPE-UFRGS, que produziu uma rede de pesquisas e publicações com atuação regional, nacional e internacional, sobre os temas: produção de subjetividade,  relações de poder e  implicações institucionais.

Atualmente é conferencista e consultora para instituições e grupos, dedicando-se às questões de poder, inclusão e produção de subjetividade. É coordenadora do Comitê de Estudos sobre Poder da Sociedade de Psicologia do RGS.

Desenvolveu trabalhos em Psicologia Organizacional e Recursos Humanos e assessoria de gestão de pessoal em várias empresas e escolas, entre elas Springer Admiral, Finasul S.A. – Corretora de Valores; Companhia Rio-Grandense de Nitrogenados, ICOTRON S.A, Colégio Israelita Brasileiro, Colégio Americano, Rede Municipal de Ensino de Gravataí, RS., MPM Propaganda, Receita Federal – 10ª. Divisão Fiscal.

É autora de Michel Foucault, um pensador do presente (Editora Unijuí (2005, 2 ed), Educação e escola: a aventura institucional (Editora AGE, 2001) e co-autora de A escola (In)visível: jogos de poder, saber, verdade (Editora da UFRGS, 2005, 2 ed.).

Currículo Lattes